Mais de 600 pesquisadores assinam manifesto pela democracia
22 Outubro 2018 19:11:00
Mais de 600 pesquisadores brasileiros assinaram um manifesto em favor da democracia, divulgado nesta segunda-feira (22). Leia mais (10/22/2018 - 19h11)


Bolsonaro diz que astronauta deve ser ministro da Ciência e promete R$ 10 bi para pasta
22 Outubro 2018 18:57:00
Em resposta a questionamentos da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e da ABC (Academia Brasileira de Ciências), Jair Bolsonaro (PSL) afirmou, em carta, que o astronauta Marcos Pontes, primeiro brasileiro a ir ao espaço, é o provável ministro da Ciência em um governo seu. Leia mais (10/22/2018 - 18h57)


Meteorito Angra dos Reis é recuperado dos escombros do Museu Nacional
22 Outubro 2018 18:18:00
Depois do crânio e parte do fêmur de Luzia, o esqueleto humano mais antigo das Américas, serem encontrados, agora foi a vez do meteorito Angra dos Reis sair dos escombros do Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Leia mais (10/22/2018 - 18h18)


As boas (e péssimas) propostas dos candidatos que podem afetar a ciência
22 Outubro 2018 14:17:00
Na semana que passou tivemos boas notícias sobre os projetos dos presidenciáveis para a ciência no país - e duas notícias péssimas. Neste vídeo do nosso canal no YouTube, faço um resuminho de tudo isso pra vocês. Em velozes tópicos pra quem não gosta de vídeo: 1)Equipe de Bolsonaro propôs aumentar o investimento em ciência [...] ... Leia post completo no blog Leia mais (10/22/2018 - 14h17)


Projeto leva feira de ciências para prisão
22 Outubro 2018 02:01:00
?O dia 8 de outubro foi inusual para 40 presos que cumprem pena na penitenciária José Parada Neto, localizada em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.  Leia mais (10/22/2018 - 02h01)


Como escapar de um ataque de tubarão
22 Outubro 2018 02:00:00
O cinema eternizou a cena mais assustadora de qualquer domingo na praia. Enquanto as famílias se divertem, um sorrateiro tubarão-branco se prepara para devorá-las num ataque surpresa. Leia mais (10/22/2018 - 02h00)


Tortura de verdade, ou a morte lenta da opinião pública
22 Outubro 2018 02:00:00
Quanto vale uma verdade? Nestes tempos de ?pós-verdades? e ?fatos alternativos?, muito pouco. Quase nada, o mesmo que muitas vidas humanas e regras do convívio civilizado ?ou um exemplar de jornal.
 
Jair Bolsonaro (PSL) e seus acólitos seguem à risca as lições de Donald Trump e da ?direita alternativa? dos EUA. O presidente americano, que pelo menos era um bem-sucedido bilionário, acredita saber o que precisa saber sobre mudança climática porque, diz, ?tem um instinto para ciência?.
 
A ciência não tem lugar para instintos, nem para opiniões. Esses podem até ser o ponto de partida, mas na chegada ela se vê condenada a trabalhar com teorias e hipóteses confirmadas, ou não, por fatos observados, medidos ou produzidos em contexto experimental. Leia mais (10/22/2018 - 02h00)


A fúria das estrelas anãs vermelhas
22 Outubro 2018 01:00:00
Bastaram 10 horas de observações do Telescópio Espacial Hubble para que astrônomos detectassem uma supererupção estelar, daquelas capazes de estragar a habitabilidade de um planeta, em uma estrela anã vermelha. Pois é, o Universo costuma ser bem mais hostil lá fora do que viver na Terra sugere. O resultado, aceito para publicação no Astrophysical Journal, [...] ... Leia post completo no blog Leia mais (10/22/2018 - 01h00)


Caríssimo general, o senhor é um macaco (como eu, meu filho, minha filha e todos nós)
21 Outubro 2018 02:00:00
Caríssimo general, o senhor é um macaco. Leia mais (10/21/2018 - 02h00)


Europeus e japoneses lançam missão BepiColombo a Mercúrio
20 Outubro 2018 00:03:00
A missão BepiColombo está a caminho de Mercúrio. O lançamento aconteceu nesta sexta-feira (19), às 22h45 (de Brasília), a partir do centro de Kourou, na Guiana Francesa, e 74 minutos depois os painéis solares se abriram. Agora, a sonda inicia uma longa jornada de mais de sete anos até se estabelecer em órbita de Mercúrio, o [...] ... Leia post completo no blog Leia mais (10/20/2018 - 00h03)


AO VIVO: Lançamento da missão BepiColombo ao planeta Mercúrio
19 Outubro 2018 21:34:00
Nesta sexta-feira (19), a partir das 22h45 (de Brasília), europeus e japoneses tentarão iniciar sua primeira missão a Mercúrio, a BepiColombo. O mais poderoso foguete europeu, o Ariane 5, foi escalado para o serviço de levar o satélite para além da prisão gravitacional da Terra, a partir do centro de lançamento de Kourou, na Guiana Francesa. Siga [...] ... Leia post completo no blog Leia mais (10/19/2018 - 21h34)


Pesquisador de Harvard é acusado de falsificar resultados com células-tronco
19 Outubro 2018 20:37:00
A revista médica mais prestigiada dos Estados Unidos, a New England Journal of Medicine (NEJM), retratou na quarta-feira um artigo de pesquisa sobre células-tronco acusado de falsificação. Cerca de 30 artigos do autor principal seriam falsos. Leia mais (10/19/2018 - 20h37)


Aspirina pode aumentar risco de morte por câncer em idosos, sugere estudo
19 Outubro 2018 16:21:00
Após quase cinco anos tomando aspirina diariamente, um grupo de idosos teve um aumento de 31% nas mortes causadas por câncer em relação ao grupo placebo. Se levarmos em conta que em cada grupo há mais de 9.500 pessoas, trata-se de um resultado robusto. Um grande estudo sobre os efeitos do uso de longo prazo [...] ... Leia post completo no blog Leia mais (10/19/2018 - 16h21)


A interface entre ambiente, fé e ciência no sertão do Ceará
19 Outubro 2018 15:16:00
Em seu novo livro, que leva o título "Homem Natureza Crença", a pesquisadora Maria Thereza Lemos de Arruda Camargo consegue transitar com desenvoltura pelas mais diferentes áreas do conhecimento para traçar um retrato abrangente do uso tradicional de plantas medicinais na caatinga do Ceará. Como diz um dos subtítulos da obra, trata-se de um pequeno [...] ... Leia post completo no blog Leia mais (10/19/2018 - 15h16)


Crânio de Luzia é encontrado em escombros do Museu Nacional do Rio
19 Outubro 2018 14:48:00
Pesquisadores do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, encontraram o crânio e uma parte do fêmur de Luzia, o esqueleto humano mais antigo descoberto na América que revolucionou as teorias científicas sobre a ocupação do continente. Leia mais (10/19/2018 - 14h48)


Fonte:  Folha de S.Paulo - Ciência - Principal