Mãe e filha são presas por suspeita de manter homem em cárcere privado em Porto Velho
Domingo, 20 Maio 2018 15:02:43 -0000

Mulher teria agredido o namorado durante discussão e acabou detida pela PM. Mãe saiu em defesa da filha e foi presa por desacato. Mãe e filha foram encaminhadas à carceragem da Central de Polícia, em Porto Velho Toni Francis/G1 Duas mulheres, mãe e filha, de 55 e 26 anos, foram presas na madrugada deste domingo (20), em Porto Velho, por suspeita de manter um homem de 28 anos em cárcere privado na Rua Elízio Brandão, bairro Igarapé, Zona Leste da capital. Segundo a Polícia Militar (PM), a vítima foi trancada em um quarto e agredida pela namorada. Quando a suspeita recebeu voz de prisão a mãe dela atacou os policiais e também foi detida. De acordo com registro de ocorrência, o homem ligou para a mãe dele dizendo que estava sendo mantido em cárcere privado e pediu que a PM fosse acionada. No relato à mãe dele, a vítima contou que havia sido agredido, sofrendo ferimento na boca e arranhões no pescoço, e que estava trancado dentro de um banheiro para evitar mal maior. Segundo o homem, a namorada não queria que ele saísse de casa e o tancou em um quarto. O casal teria conversado sobre uma possível gravidez da mulher, o que deu início uma discussão. A mulher teria partido para a agressão, lesionando o rapaz na boca e pescoço. A ocorrêcia foi registrada na Central de Polícia.


Alunas de Cacoal, RO, criam jogo para ajudar no ensino de história, geografia e filosofia
Domingo, 20 Maio 2018 14:32:40 -0000

Ideia surgiu após perceberem a dificuldade dos alunos nessas as disciplinas. Projeto levou cerca de oito meses para ser concluído. O jogo não será trabalhado somente com os alunos do Ifro, a ideia é levar o projeto para várias escolas da região. Reprodução/ Rede Amazônica Duas alunas do curso técnico de informática do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) de Cacoal (RO) município a 480 quilômetros de Porto Velho, criaram um jogo didático chamado ‘Conquistando o mundo’. O projeto tem como objetivo fazer os alunos estudarem as disciplinas de filosofia, geografia e história, de uma forma prazerosa e lúdica. De acordo com o professor de filosofia Clodoaldo Reis, a ideia surgiu após o grupo percerber a dificuldade dos estudantes em compreenderem os conteúdos interligados entre as disciplinas. Até que o trabalho fosse concluído, as alunas levaram cerca de oito meses. Brenda Franco Canocia, é uma das estudantes que participou da elaboração do projeto. Ela conta que foi gratificante fazer parte da equipe, pois durante a pesquisa absorveu muito conhecimento. Para elaboração do banco de questões as alunas criadoras do jogo realizaram pesquisas bibliográficas. Reprodução/ Rede Amazônica “Nós queremos que outras pessoas que entrem em contato com esse jogo tenham a mesma experiência que nós tivemos. Durante a elaboração tivemos que nos dedicar muito, pois era preciso formar um banco de questões abrangentes, mas que não deixasse de ser atrativo e envolvente”, disse Brenda. Segundo o professor Clodoaldo Reis, os conteúdos das disciplinas de geografia e história, são fundamentais para a interpretação e entendimento das teorias encontradas na disciplina de filosofia. Por isso ele acredita que o projeto é interdisciplinar e garante o intercâmbio de conhecimento entre os campos do saber. Alunas levaram aproximadamente oito meses para conclusão do projeto. Reprodução/ Rede Amazônica ‘Conquistando o mundo’ não será trabalhado somente com os alunos do Ifro, a ideia é levar o jogo para várias escolas da região. Veja mais notícias da região no G1 Cacoal e Zona da Mata


Adolescentes são detidos por tráfico de drogas em Bom Despacho
Domingo, 20 Maio 2018 14:18:48 -0000

Os menores de 14 e 16 anos foram encaminhados para a delegacia da cidade com buchas de maconha e pedras de crack. Buchas de maconha e pedras de crack foram apreendidos na sexta-feira (18) em Bom Despacho Polícia Militar/Divulgação Dois adolescentes, de 14 e 16 anos, foram apreendidos na última sexta-feira (18) no Bairro São Vicente em Bom Despacho. De acordo com a Polícia Militar (PM), com eles foram encontrados 145 buchas de maconha, 35 pedras de crack, pequenas quantidades de maconha em tablete e porção, e um radiotransmissor. A polícia relatou ter recebido uma indicação de que havia na Rua Diamantina um local onde drogas eram escondidas. Durante fiscalização, os menores foram localizados.


Barco com 25 imigrantes à deriva é resgatado na costa do Maranhão, diz governo do Estado
Domingo, 20 Maio 2018 13:47:18 -0000

Grupo estava há 35 dias à deriva no mar. Pescadores do Ceará encontraram o grupo na noite desse sábado (19), em São José de Ribamar (MA). Embarcação com imigrantes do Senegal, Nigéria e Guiana foi resgatada à deriva na Baia de São Marcos no Maranhão. Divulgação/Governo do Maranhão Uma embarcação com 25 imigrantes à deriva foi resgatada, na noite deste sábado (19), próximo ao município de São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís. A informação é da Capitania dos Portos. Foram encontrados estrangeiros vindos do Senegal, Nigéria e Guiana, além de dois brasileiros, de acordo com a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos do Maranhão. A Polícia Federal investiga se houve crime no transporte dessas pessoas ao país e vai avaliar a situação jurídica delas no Brasil. Segundo a Capitania dos Portos, os imigrantes estariam há 35 dias à deriva no mar quando foram encontrados por pescadores cearenses, que trouxeram o grupo até o litoral maranhense. O barco foi rebocado e, ao chegar ao cais de São José de Ribamar, equipes do Corpo de Bombeiros, do Governo do Maranhão e das polícias Federal e Militar recolheram as primeiras informações com os imigrantes. O grupo recebeu atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Araçagi, em São José de Ribamar. Em seguida, eles foram encaminhados para o Ginásio Costa Rodrigues em São Luís, onde receberam refeições e estão alojados por tempo indeterminado.


‘Faculdade da Prefeitura’ abre processo seletivo com 100 vagas para bolsas integrais, em Porto Velho
Domingo, 20 Maio 2018 13:41:27 -0000

Inscrições podem ser feitas até o dia 10 de junho. Vagas são distribuídas entre quatro faculdades particulares. O programa de inclusão social oferece bolsas integrais em quatro faculdades de Porto Velho. Freepik A Prefeitura de Porto Velho abriu o processo seletivo que oferece 100 vagas em 26 cursos de formação superior, distribuídos entre quatro faculdades particulares da capital. As inscrições para o processo seletivo do segundo semestre de 2018, podem ser feitas exclusivamente no site da prefeitura, no período de 16 de maio até 10 de junho. Segundo o edital as bolsas são destinadas a moradores Porto Velho, não portadores de diploma de curso superior que sejam selecionados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017, com nota mínima de 400 pontos. Os candidatos também deverão ter cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou ter sido bolsistas em instituições privadas. Clique aqui e veja o edital completo. Os interessados devem informar, no ato da inscrição, somente uma opção de curso entre os disponíveis, e declarar todos os membros e rendas do grupo familiar. As bolsas são integrais para os cursos de graduação de nível superior em, Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gastronomia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Turismo, Zootecnia, Radiologia, Zootecnia. A divulgação da lista dos candidatos pré-selecionados está prevista para o dia 15 junho.


Homem é morto a tiros dentro da própria casa; namorada ouviu os disparos
Domingo, 20 Maio 2018 13:39:43 -0000
Assassinato ocorreu na noite de sábado (19), no bairro Pacoval, Zona Norte de Macapá. Vítima foi reconhecida apenas pelo primeiro nome, Gleidson. Um homem foi morto a tiros dentro da própria casa, localizada na Avenida Bahia, bairro Pacoval, Zona Norte de Macapá. O homicídio foi por volta das 19h50 de sábado (19). A vítima foi identificada apenas pelo primeiro nome, Gleidson, conhecido como Conan, e a idade não foi informada. De acordo com a polícia, no momento do crime a vítima estava na companhia da namorada, de 35 anos. Ela relatou à equipe que abriu a porta para dois homens, ao baterem na porta, e que eles chegaram a conversar com Gleidson. A mulher deixou o trio sozinho e foi para outro cômodo, quando ouviu os tiros. Os infratores fugiram em seguida. A namorada também disse que estava com Gleidson há um mês, e que só o conhecia pelo primeiro nome. À polícia ela confirmou que já tinha visto um dos infratores com a vítima, mas não soube dizer o nome. A dupla ainda não havia sido encontrada até o fechamento desta matéria. Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o Tô Na Rede!


Grupo se incomoda com 'gesto obsceno' de casal em praia de Fortaleza, e caso termina em confusão
Domingo, 20 Maio 2018 13:37:34 -0000

Pessoas envolvidas foram levadas para delegacia, onde foi registrado um termo circunstanciado de ocorrência. Grupo reclama de gesto obsceno durante namoro em praia e caso acaba em confusão Um bate-boca terminou confusão generalizada envolvendo cerca de 10 pessoas na Praia dos Crush, em Fortaleza, neste sábado (19). De acordo com a Polícia Militar, um grupo se incomodou com gestos obscenos de um casal que namorava no local; algumas pessoas reclamaram, e o casal revidou. Um vídeo feito por pessoas que estiveram no local mostra o momento em que um homem, guarda municipal de Fortaleza, joga areia no rosto de uma das mulheres que reclamava do casal. Ela parte pra cima do homem, eles trocam agressões, e em seguida várias pessoas se envolvem na confusão. A briga foi encerrada quando um policial militar presente no local disparou um tiro de alerta para cima. Caso de polícia Briga começou quando homem jogou areia no rosto de mulher Reprodução Cerca de 10 pessoas foram levadas a delegacia. No local, o homem que aparece no vídeo assinou um termo circunstanciado de ocorrência por lesão corporal e ato obsceno. Uma mulher afirmou aos policiais militares que sofreu um soco no rosto, mas não sofreu ferimentos graves. "Após exame de corpo de delito, foram constatadas lesões leves na vítima de 24 anos e no agente masculino", informou a Polícia Civil do Ceará, por meio de nota. O homem prestou depoimento na tarde deste sábado junto com a companheira, que também é guarda municipal. A Guarda Municipal de Fortaleza informou que abriu uma sindicância interna para apurar o caso.


Dupla é presa por suspeita de matar homem a tiro em Paracatu
Domingo, 20 Maio 2018 13:08:41 -0000
Crime foi registrado no início da noite deste sábado (19) no Bairro Alto da Colina. Um homem de 42 anos foi morto a tiro no início da noite deste sábado (19) em Paracatu, no Noroeste de Minas. Dois jovens foram presos por suspeita de envolvimento no crime durante a madrugada deste domingo (20). De acordo com a Polícia Militar (PM), a vítima foi baleada na porta de casa, no Bairro Alto da Colina. O homem chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu. Ele levou um tiro na região do peito. Ainda conforme a PM, os suspeitos, de 20 e 22 anos, foram localizados horas depois. Eles também são moradores do Alto da Colina e estavam em casa no momento da detenção. Os jovens foram encaminhados para a delegacia. A polícia informou que a motivação do crime ainda vai ser investigada.


Centenário da teoria da relatividade é celebrado em Sobral, cidade que ajudou na comprovação
Domingo, 20 Maio 2018 13:06:36 -0000

Equipe inglesa estudou eclipse solar ocorrido na cidade em maio de 2019. Museu do Eclipse em Sobral Divulgação A cidade de Sobral terá uma série de eventos para celebrar o centenário da comprovação da teoria da relatividade de Albert Einstein, que ocorre em 29 de maio. Há 100 anos uma equipe de cientistas ingleses esteve em na cidade do interior cearenses para estudar um eclipse solar observado no município. O fenômeno forneceu dados para a comprovação dos estudos de Einstein. Palestras, exposições, congressos, simpósios e a construção de um monumento em alusão à comprovação da teoria estão entre os eventos que serão realizados Prefeitura de Sobral e instituições de educação. Entre 26 e 29 ocorrerá o Congresso Internacional de Ciências, no Centro de Convenções de Sobral, evento que vai reunir estudiosos de vários países. Às 19h do dia 29, na Praça da Igreja do Patrocínio, ocorre a abertura do Ano Municipal da Ciência. Em alusão aos experimentos que ajudaram na comprovação da teoria da relatividade, Sobral mantém o Museu do Eclipse, que conta a história da ciência de Albert Einstein. Ciência moderna A teoria da relatividade é uma das bases da ciência moderna. Ela derrubou ideias fundamentais da física clássica ao mostrar que o espaço não era absoluto e o tempo não corria de modo uniforme, mas eram sim grandezas relativas, que dependiam do observador. O local de observação do eclipse que proporcionou a comprovação da teoria de Einstein foi a Praça do Patrocínio em Sobral. Instrumentos astronômicos de primeira qualidade para a época foram montados para a observação do eclipse. No momento em que a lua cobriu o Sol, várias chapas fotográficas, de câmeras acopladas a telescópios, foram tiradas em sucessão, para registrar a posição das estrelas que estivessem próximas à borda do Sol. O eclipse teve início às 8h55min e durou cinco minutos e 13 segundos. A conclusão foi a de que Einstein estava certo.


Homem é encontrado morto dentro de casa em bairro de São Gotardo
Domingo, 20 Maio 2018 12:49:05 -0000
PM informou que vítima foi vista pela última vez na quinta-feira (17). Corpo apresentava um corte na garganta. Um homem de 36 anos foi encontrado morto por esfaqueamento dentro de casa na noite deste sábado (19) em São Gotardo, no Alto Paranaíba. De acordo com a Polícia Militar (PM), o principal suspeito é uma pessoa do sexo masculino com quem a vítima dividia o imóvel e que não foi mais visto desde que a polícia encontrou o corpo. Os dois moravam no Bairro Taquaril. Conforme a PM, a vítima foi vista pela última vez na quinta-feira (17). Conhecidos o procuraram na sexta-feira (18) e no sábado, mas, como ele não atendia a porta, acionaram a polícia, que foi até o local por volta das 18h45. Dentro da casa, o homem foi encontrado com um corte no pescoço. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). Junto ao corpo, a polícia encontrou uma faca. A motivação do crime ainda vai ser investigada, mas uma das linhas de apuração é de que a vítima recebeu um pagamento na quinta-feira à tarde e a morte teria relação com esse dinheiro. Até esta publicação, o suspeito não havia sido localizado.


Suspeito invade e assalta casa lotérica no Centro de Patrocínio 
Domingo, 20 Maio 2018 12:33:08 -0000
Quantia levada dos caixas não foi informada. Crime ocorreu neste sábado (19) na Avenida Rui Barbosa. Uma casa lotérica foi assalta neste sábado (19) em Patrocínio, no Alto Paranaíba. Segundo a Polícia Militar (PM), uma pessoa invadiu o estabelecimento e rendeu o funcionário com uma arma de fogo. A quantia levada dos caixas não foi informada. A PM informou que o assalto por registrado por volta de meio-dia na Avenida Rui Barbosa. Ninguém se feriu. Ainda conforme a polícia, testemunhas relataram que o criminoso fugiu em uma motocicleta. Até esta publicação, ninguém havia sido detido.


Homem é morto a facada durante briga em bar de Patrocínio
Domingo, 20 Maio 2018 12:24:02 -0000
Polícia encontrou corpo da vítima caído e enrolado em uma colcha na entrada de um posto de combustíveis. Um homem de 30 anos foi morto a facada na noite deste sábado (19) no Distrito de São Benedito, em Patrocínio, no Alto Paranaíba. Segundo a Polícia Militar (PM), o suspeito é um homem de 53 anos, com quem a vítima teve uma briga momentos antes em um bar da cidade. De acordo com a PM, o crime foi registrado por volta das 21h. O corpo da vítima foi encontrado caído e enrolado em uma colcha na entrada de um posto de combustíveis, na Rua Dario José Alfredo. A polícia informou que ele apresentava um ferimento na altura do peito. Ainda conforme os militares, a esposa da vítima relatou que estava com o marido em um bar, quando ele e o suspeito iniciaram uma discussão, que resultou na agressão. A motivação do crime ainda vai ser apurada. A polícia informou que a vítima tem passagens por furto e porte ilegal de arma. O corpo do homem foi encaminhado para o IML. O autor do crime não havia sido localizado até a manhã deste domingo (20).


A um mês do inverno, Uberlândia registra a manhã mais fria do ano 
Domingo, 20 Maio 2018 12:04:14 -0000

Segundo o Inmet, termômetros marcaram 10,4ºC por volta das 8h deste domingo (20). Em Uberaba, temperatura foi ainda mais baixa. O domingo (20) começou parcialmente nublado e termômetros marcando 10,4°C em Uberlândia Daniela Ayres/G1 O dia começou bem mais gelado do que o morador de Uberlândia está acostumado. A um mês da passagem do outono para o inverno, a cidade, localizada no Cerrado mineiro, registrou 10,4°C por volta das 8h deste domingo (20), segundo dados da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). É a temperatura mais baixa do ano. Na sexta-feira (18), o Inmet já havia adiantado ao G1 a expectativa de que as temperaturas caíssem na região. Isso porque uma massa de ar frio chegou ao Triângulo Mineiro neste fim de semana. Ainda de acordo com o instituto, essa condição pode permanecer até segunda-feira (21), quando as temperaturas devem voltar a subir conforme a massa de ar frio for se afastando da região. Além do céu parcialmente nublado, a manhã uberlandense neste domingo está com a umidade relativa do ar variando entre 83% e 90%. Uberaba Em Uberaba, a menor temperatura deste domingo foi registrada pela estação automática do Inmet por volta das 7h. Na cidade o termômetro marcou 10ºC, com umidade relativa do ar em torno de 96%.


Concursos no Ceará somam 874 vagas e salários de até R$ 13 mil
Domingo, 20 Maio 2018 11:46:31 -0000

Prefeitura de Tejuçuoca tem o concurso com maior número de vagas; em Sobral, remuneração de alguns cargos chega a R$ 13.778,08. Concursos no Ceará somam 874 vagas e salários de até R$ 13 mil Divulgação Concursos e seleções públicas no Ceará têm juntos quase 900 vagas para candidatos de todos os níveis de escolaridade. Alguns órgãos abrem nesta segunda-feira (21) as inscrições de concursos públicos para vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Confira os principais certames com inscrições disponíveis: Funceme A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou em abril o concurso para o órgão. São 40 vagas ofertadas, sendo 35 para o cargo de Pesquisador e cinco para Analista de Suporte à Pesquisa. Todas as oportunidades exigem Ensino Superior, com salário de R$ 3.440,34, podendo chegar a R$ 7.924,58 no fim da carreira. O valor da taxa de inscrição será de R$ 130 para ambos os cargos. O candidato vai realizar inscrição exclusivamente pela internet, por meio do site da Comissão Executiva do Vestibular da Universidade Estadual do Ceará (CEV/UECE). Leis mais Prefeitura de Sobral Sobral tem concurso para 124 cargos efetivos nas secretarias municipais. A decisão foi publicada no Diário Oficial nesta sexta-feira (13). Os salários vão de R$ 2.396,06 a R$ 13.778,08. As vagas são para cargos de: Analista de Infraestrutura (15 vagas); Analista de Políticas Públicas Sociais (62 vagas); Auditor de Controle Interno (4 vagas); Auditor Fiscal de Tributos Municipais (6 vagas); Enfermeiro (27 vagas) e Fiscal de Urbanismo e Meio Ambiente (10 vagas). Para todos os cargos é exigido nível superior. Leia mais Prefeitura de Itarema Prefeitura de Itarema reabriu concurso público com 399 vagas e remuneração que varia de um salário mínimo a R$ 7,7 mil. Há vagas para candidatos com todos os níveis de escolaridade. Os interessados devem fazer inscrição on-line, no site da empresa responsável, até 13 de maio. O custo da inscrição é de R$ 70 para candidatos a uma vaga de nível fundamental, R$ 100 para os de nível médio e R$ 130 para os de nível superior. Leia mais Prefeitura de Tejuçuoca Em Tejuçuoca o concurso tem vagas para candidatos de nível fundamental, médio e superior. No total são 207 colocações, com salários entre R$ 954 e R$ 8 mil. As inscrições iniciaram nesta segunda-feira (30) e seguem até 24 de maio. A prova objetiva será realizada em 24 de junho de 2018. Leia mais Prefeitura de Itapiúna A prefeitura de Itapiúna anunciou concurso público para o preenchimento de 104 vagas com cargos de nível médio, médio/técnico e superior. O salário base varia entre R$ 954 e R$ 10 mil, com regimes de trabalho de até 40 horas semanais. Leia mais


Número de jovens que nem estudam e nem trabalham aumenta para 63 mil no AP
Domingo, 20 Maio 2018 11:19:12 -0000

Elevação no ano passado foi de 0,2 ponto percentual em relação a 2016. IBGE aponta como 'nem-nem', o indivíduo que não teve emprego e não estava matriculado em instituições de ensino. Dos jovens sem ocupaçãom, 68,7% eram homens e 85,9% eram pretos ou pardos Dyepeson Martins/Arquivo G1 A quantidade de amapaenses entre 15 e 29 anos que nem trabalhava nem estudava em 2017 subiu 0,2 ponto percentual em relação ao ano anterior, totalizando 63 mil indivíduos conhecidos como 'nem-nem'. O levantamento inclui pessoas que não tiveram emprego e nem estavam matriculadas em uma escola, faculdade, curso técnico de nível médio ou de qualificação profissional. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aumento no ano passado em relação a 2016 foi de seis mil jovens que permaneceram sem qualquer ocupação. Os números mostram que do total de jovens "nem-nem", 68,7% eram homens e 85,9% eram pretos ou pardos. A taxa de analfabetismo dos amapaenses acima dos 15 anos ficou em 5%. Ao G1, Marina Aguas, coordenadora da pesquisa, ressaltou que os dados apresentam um "estudo ampliado", ou seja, não consideram apenas se a pessoa está matriculada no ensino regular, mas também em outros tipos de educação informal, como os cursos pré-vestibulares, curso técnico de nível médio ou um curso de qualificação profissional. Incluindo os jovens, o número total de amapaenses na condição "nem-nem" atinge 230 mil habitantes. Um dos motivos para a falta de atividade em todas faixas explica-se no aumento da taxa de desocupação no Amapá, que no 1º trimestre de 2018 atingiu 21,8%, a maior do país. A apuração do IBGE produz informações sobre a inserção da população no mercado de trabalho, associada a características demográficas e de educação. Para isso, são avaliadas pessoas a partir dos 14 anos, que compõem uma amostra de informações. Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o Tô Na Rede!


Amapá cria 410 novos postos de trabalho e tem melhor abril em quatro anos, diz MTE
Domingo, 20 Maio 2018 11:17:33 -0000

Setores de construção civil, comércio e serviços elevaram contratações em relação a março. As empresas de construção civil foram as que mais contrataram em abril Marcelo Loureiro/Governo do Amapá O mês de abril reagiu perante o desempenho ruim de março e o Amapá encerrou o 4º mês do ano criando 410 novos postos de trabalho. O resultado é decorrente de 1.466 admissões contra 1.056 demissões, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A elevação na oferta de vagas foi causada pelos setores de construção civil, serviços e comércio. O desempenho do mês passado resultou no melhor abril dos últimos quatro anos, de acordo com os dados, divulgados pelo Ministério do Trabalho (MTE). Veja por setor: Construção civil: +149 Serviços: +136 Comércio: +111 Indústria de transformação: +16 Administração pública: 1 Serviços industriais de utilidade pública: 0 Extrativa mineral: -2 Agropecuária: -1 Dos oito setores pesquisados, cinco apresentaram alta e dois tiveram baixas, mas com reduções mínimas. Detalhando as áreas com mais contratações, destacam-se o comércio varejista (+113), serviços médicos e odontológicos (+73), além de transportes e comunicações (+57). Municípios O Caged também divulgou o saldo de vagas nas três maiores cidades do Amapá, e todas fecharam com mais admissões do que demissões. Macapá contratou 363 funcionários a mais; Santana elevou o mercado com 40 novos profissionais e Laranjal do Jari aumentou oito postos. Salário médio de admissão O MTE também informou que o salário médio de admissão foi de R$ 1.532,73 em abril. Em termos reais (após a correção pela inflação), houve alta de 1,22%, ou R$ 18,47, no salário de admissão na comparação com março deste ano. Em relação a abril de 2017, registrou-se ganho real de R$ 40,53 (+2,72%) para o salário médio de admissão, acrescentou o Ministério do Trabalho. Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o Tô Na Rede!


Justiça proíbe que protesto interdite BR-156 e autoriza polícia liberar pista bloqueada em Oiapoque
Domingo, 20 Maio 2018 02:20:27 -0000

Trecho da estrada estava bloqueado desde quarta-feira (16), causando longas filas de veículos. Liberação da área foi cumprida neste sábado (19) pela PRF com o apoio da PM. Moradores bloqueiam BR-156 para reclamarem de buracos em Oiapoque, no Amapá Girlane Duarte/Rede Amazônica A justiça federal do Amapá determinou, neste sábado (19), que manifestantes não podem bloquear a rodovia BR-156 em protestos de qualquer natureza. Quem interditar qualquer trecho da rodovia, que é o único meio de acesso ao município de Oiapoque a 590 quilômetros de Macapá, poderá ser preso. A decisão é do juiz federal João Bosco Soares, e ocorre após a via ter sido bloqueada por manifestantes desde quarta-feira (16). As ruas com muitos buracos era a principal reclamação do protesto. Melhorias para a educação e saúde, e também a retomada da reforma de uma praça na cidade, iniciada há 8 anos, faziam parte da pauta dos manifestantes. O trecho bloqueado, é o único meio de acesso de pessoas e produtos na cidade e esse foi um ponto que Bosco ressaltou. Para ele, o município não pode sofrer descontinuidade do transporte de pessoas e produtos por conta do manifesto. Durante os quatro dias de protesto, o trânsito estava interditado, liberando veículos a cada duas horas, causando longas filas de veículos na entrada do município. A decisão limitar atendeu um pedido feito pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que, desde o início do bloqueio, negociava a liberação da estrada com os líderes da manifestação. De acordo com a PRF, a liminar autoriza que os policiais adotem as medidas "necessárias e suficientes" para impedir a ocupação e o bloqueio da BR-156, inclusive contando com o auxílio da Polícia Militar (PM), caso isso seja necessário. A liberação da área foi cumprida no fim da tarde deste sábado pela PRF com o apoio da PM. Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o Tô Na Rede!


Materiais inéditos de Chico Xavier são encontrados em casa em Uberaba
Domingo, 20 Maio 2018 01:48:36 -0000

Mais de 700 cartas psicografadas com mensagens para mães, relatos de saudade, fé e agradecimentos foram encontradas em caixas ao lado da casa que o médium viveu. Material passa por análise, informou o filho de Chico. Cartas inéditas ou raras de Chico Xavier foram encontradas em Uberaba Reprodução/ Tv Integração Quase 16 anos após a morte do líder espírita Chico Xavier, materiais inéditos ou raros do médium ainda são encontrados em Uberaba. No mês passado, reportagem do G1 mostrou uma dessas descobertas. Desta vez, segundo o filho do médium, Eurípedes Higino, as relíquias encontradas estavam dentro de caixas em um imóvel ao lado da casa onde Chico morou. Tudo está sendo analisado e documentado. Mais de 700 cartas com mensagens para mães, relatos de saudade, de fé, agradecimento e sonhos foram encontradas em um imóvel ao lado da Casa de Memórias e Lembranças de Chico Xavier. O imóvel era de Vivaldo, datilógrafo e amigo do médium. Também foram encontradas poesias e relatos de grandes nomes da história e cultura brasileira. A descoberta ocorreu há seis meses. "A Silma, companheira nossa aqui, que primeiramente achou e me chamou. Foi um espanto, pois a gente dá muito valor e era algo que precisávamos para poder mostrar as autoridades de museologia sobre o que o Chico Xavier produzia antes de serem datilografadas. (...) Têm relatos de Castro Alves e também de mentores diretos de Chico Xavier", contou Eurípedes Higino. Filho de Chico Xavier lê algumas das mensagens encontradas Reprodução/ TV Integração As psicografias e demais materiais estão sendo analisados. Após esse trabalho, o filho do médium pretende tornar público todos esses registros. A ideia é que elas sejam expostas em uma sala da casa onde as cartas foram encontradas. O local receberá o nome de "Correio do Além". "Estamos fazendo um estudo para ver o que já tem em livro e o que não tem, para ser aproveitado em futuros livros. (...) Nós já tiramos cópias e plastificamos, pois os originais serão guardados em outro setor", explicou Eurípedes Higino. De acordo com Carlos Vitor Silveira, museólogo do Memorial Chico Xavier, o material é um verdadeiro achado, com importância histórica e cultural. "Trazem à tona informações que às vezes não estavam às claras e com isso podemos ter novas informações. Isso mostra que a memória do Chico continua muito viva e presente", ressaltou o museólogo. Psicografias inéditas de Chico Xavier foram encontradas dentro de caixas Ao longo dos 92 anos de vida, Chico Xavier psicografou quase 500 livros - romances, contos e estudos, traduzidos para 30 idiomas e que venderam mais de 60 milhões de exemplares. Os números deixariam qualquer escritor lisonjeado, mas ele nunca admitiu ser o autor das obras; afirmava sempre que apenas reproduzia o que os espíritos ditavam. Chico também nunca aceitou o dinheiro lucrado com a venda dos livros e os direitos autorais foram doados para a Federação Espírita Brasileira (FEB). O médium também psicografou cerca de dez mil cartas para inúmeras famílias. "É uma honra conservar essa história de Chico Xavier. (...) Chico era o que o Brasil está precisando: um verdadeiro cristão e um homem de bem", destacou.


TCU investiga falta de merenda escolar no Amapá e diz que nunca faltou recurso
Domingo, 20 Maio 2018 01:27:58 -0000

Instituição federal vai realizar seminário para conselhos de alimentação escolar sobre o assunto. Evento será realizado na segunda-feira (21) e na terça-feira (22), na sede do tribunal. Merenda escolar está em falta em escola MPE/Divulgação Após denúncias de falta de merenda escolar no Amapá, o Tribunal de Contas da União (TCU) declarou que nunca faltou recursos para o governo e prefeitura investirem na alimentação. Para evitar novos problemas, a instituição federal vai promover um seminário, na segunda-feira (21) e na terça-feira (22), voltado para o tema. De acordo com o secretário do TCU no Amapá, Edem Mendes, todo mês o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), através do programa de Alimentação Escolar, repassa o dinheiro necessário para as escolas das redes estadual e municipal. Mendes destaca que o Tribunal investiga cerca de 12 denúncias de falta de merenda, registrados em um ano. Para ele, o número de casos é maior, mas muitos pais e alunos deixam de procurar órgãos competentes por falta de informação. “Quando falamos de alimentação escolar, nós temos uma teia de competências, sendo elas da União, dos estados e também municípios. A maior parte dos recursos são federais e esses não faltam. Não existe falta de dinheiro para merenda escolar”, enfatizou. Edem Mendes, secretário do TCU no Amapá Jorge Abreu/G1 Conforme levantamento do TCU, o Amapá recebeu R$ 46 milhões, de 2014 a 2018, para a merenda escolar, sendo R$ 20 milhões enviado somente para Macapá. Esses valores são considerados suficientes para serem bem empregados pelas escolas. O TCU explica que o problema pode ser ocasionado por dois motivos: o primeiro é a falta de prestação contas por parte dos gestores de escolas, o que leva ao bloqueio; outro é a possível corrupção, com desvio de dinheiro público. “Agora, quando não é prestado conta ou há um desvio, aí a criança vai ter no cardápio o suco com bolacha. E isso eu gostaria de reforçar, não existe na merenda escolar essa recomendação. Se a criança estiver recebendo uma alimentação muito simples, isso está errado”, disse Mendes. Foi pensando nisso que o TCU resolveu reunir os conselhos tutelares para levar informações sobre competências e ações que podem ser tomadas diante desse tema. A instituição esclarece que os conselhos podem ser a primeira barreira para evitar o desvio de dinheiro público. Tribunal de Contas da União no Amapá fica na Rodovia JK, em frente à Universidade Federal do Amapá (Unifap) Jorge Abreu/G1 Mendes conta que a proposta do seminário é fazer com que os conselheiros entendam a importância que têm no processo. O secretário explica que eles podem suspender recursos, trocar nutricionistas, mudar cardápios, entre outras funções. Aberto ao público, o seminário será realizado na sede do TCU, localizado na Rodovia JK, em Macapá. A programação vai contar com capacitações, palestras e atividades de interatividade, entre os horários de 9h e 17h, incluindo intervalo para almoço. “A população precisa saber que existem órgãos preocupados com esse assunto, o TCU é um deles. Basta vir aqui, nosso prédio fica na Rodovia JK, ao lado de um shopping, e falar que não está tendo merenda. Vamos ver o que podemos fazer dentro da nossa competência”, alertou o secretário. Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o Tô Na Rede!


Jovem que foi baleado durante assalto em Macapá segue internado em estado grave
Domingo, 20 Maio 2018 00:04:39 -0000

Disparo atingiu o abdômen da vítima, que deu entrada para o Hospital de Emergências da capital. Crime iniciou na empresa que o paciente trabalha, na sexta-feira (18). Vítima deu entrada no He por conta própria e segue internado na UTI John Pacheco/G1 O jovem de 25 anos que foi baleado no abdômen durante um assalto na sexta-feira (18), no Centro de Macapá, segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Emergências (HE) da capital. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o paciente permanece sob os cuidados da UTI e seu estado de saúde é considerado grave. Ele deu entrada no HE por conta própria e logo passou para o centro cirúrgico. Mesmo sem o alojamento da bala no corpo, o tiro atingiu a base do fígado. O jovem foi vítima do assalto que iniciou na empresa em que trabalha e terminou numa loja de peças automotivas, onde o criminoso manteve um funcionário refém por três horas. Segundo o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), o atirador, que estava acompanhado com outro criminoso, chegou à loja de peças automotivas após fugir do roubo que fez no estabelecimento em que a vítima foi baleada. O suspeito foi levado para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) do bairro Pacoval, para ser levado novamente para o Iapen. O outro homem que também teria participado do roubo não foi localizado até a última atualização desta matéria. Assalto iniciou no estabelecimento em que o jovem trabalho e terminou em uma loja com um funcionário refém Jorge Abreu/G1 Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o Tô Na Rede!


Grupo é flagrado pela PM em rinha de galos em Itamarati de Minas
Sabado, 19 Maio 2018 23:51:59 -0000

De acordo com a Polícia Militar, 25 pessoas assinaram TCO. Ainda segundo a polícia, 29 animais foram encontrados no local. PM encontrou 29 galos no local; dois deles apresentavam lesões Polícia Militar/Divulgação A Polícia Militar (PM) de Cataguases deteve 25 pessoas que participavam de uma rinha de galos na zona rural de Itamarati de Minas, neste sábado (19). Todos assinaram termos circunstanciados de ocorrência (TCOs) e vão responder por maus-tratos a animais. De acordo com as informações divulgadas pela PM, o local foi descoberto após apurações que indicaram a realização da rinha de galos nesta tarde. Na operação, foram encontrados 29 galos. Dois apresentavam várias lesões típicas de briga. Ainda foram constatadas duas arenas com grande quantidade de sangue e penas, além de medicamentos, várias esporas, biqueiras, e outros objetos utilizados para preparo e tratamento dos animais antes e depois das brigas. As pessoas estavam sentadas no entorno das arenas indicando a realização de apostas durante a rinha. A perícia esteve no local. Os animais e materiais apreendidos ficaram sob a responsabilidade de um dos presentes, que cuidava do bar existente no local. PM encontrou duas arenas usadas para a rinha de galos em operação em Itamarati de Minas Polícia Militar/Divulgação


Homem que estava desaparecido desde o dia 13 em Araguari é encontrado
Sabado, 19 Maio 2018 23:44:22 -0000
Segundo o Corpo de Bombeiros, ele estava debilitado e foi encaminhado à UPA. O homem, de 43 anos, que estava desaparecido desde o último domingo (13), foi encontrado neste sábado (19) nas proximidades de Araguari. Conforme as primeiras informações do Corpo de Bombeiros, o homem estava em uma mata. Ele contou que chegou a beber água de pequenas nascentes. Após conseguir sair do local, ele foi encontrado por um caseiro de uma fazenda, que acionou os bombeiros. O homem, que estava debilitado, recebeu os primeiros atendimentos dos bombeiros e depois foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Araguari. O desaparecimento De acordo com o Corpo de Bombeiros, um primo do homem informou aos bombeiros que os dois estavam fazendo uma cerca. Por volta das 12h de domingo, os dois foram até a sede da propriedade para almoçar. Em determinado momento, o homem disse que iria buscar um cigarro que tinha esquecido perto da cerca, mas não voltou. Os bombeiros informaram que cães farejadores e drones foram utilizados para localizar o homem.


Homem morre após batida entre carro e caminhonete na MG-230 
Sabado, 19 Maio 2018 23:25:05 -0000

Acidente ocorreu na tarde deste sábado (19). Polícia Militar Rodoviária foi acionada para registro da ocorrência. Carro e caminhonete bateram no km 77 da MG-230 Corpo de Bombeiros/Divulgação Um homem, de 37 anos, morreu após uma colisão frontal entre o carro que dirigia e uma caminhonete, na tarde deste sábado (19), no km 77 da MG-230, próximo ao distrito de Salitre de Minas, no Alto Paranaíba. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Patrocínio, a vítima já estava sem sinais vitais quando os militares chegaram ao local. O condutor da caminhonete, de idade não informada, não apresentava ferimentos. Ele contou que a passageira da caminhonete se queixava de dores e foi encaminhada por testemunhas para o Pronto-Socorro de Patrocínio. A Polícia Militar Rodoviária foi acionada para registro da ocorrência e para apurar a dinâmica do acidente. A perícia da Polícia Civil foi chamada e realizou os trabalhos de praxe.


Mais de 30 cães são encontrados em situação de maus-tratos em Ituiutaba
Sabado, 19 Maio 2018 23:06:58 -0000

De acordo com a Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA), um homem, de 50 anos, assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Animais foram resgatados em Ituiutaba PMMA/Divulgação A Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA) resgatou 32 cães encontrados em situação de maus-tratos na manhã deste sábado (19) no Bairro Progresso, em Ituiutaba. A polícia informou que chegou a residência por meio de denúncias anônimas, e que no local foi constatado que havia cães, adultos e filhotes, que estavam aparentemente com sintomas de desnutrição, sarna e doença do carrapato. O imóvel não tinha condições mínimas de higiene. Um homem, de 50 anos, que estava com os animais, assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e vai responder pelo crime de maus-tratos no Juizado Especial Criminal. Com apoio da Sociedade Protetora dos Animais de Ituiutaba, os animais foram encaminhados para um abrigo e depois serão levados à clínica veterinária, onde serão avaliados, tratados e posteriormente destinados para adoção ou um lar temporário. Local onde os animais estavam PMMA/Divulgação


Após interligação de nova adutora do Italuís, bairros continuam sem água
Sabado, 19 Maio 2018 23:06:33 -0000

Caema informou que concluiu a interligação da nova adutora, mas que somente a tubulação antiga entrou em operação até o momento. Muita gente que esperava por água já neste sábado(19) ficou frustrada. Após interligação de nova adutora do Italuís, bairros continuam sem água Foi concluído neste sábado (19) a interligação da nova adutora que abastece com água 519 bairros São Luís, de acordo com a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). Mesmo assim, muita gente ainda está sem água nas torneiras. No Bairro de Fátima, as pessoas ainda precisam recorrer a água de poço artesiano para realizar as tarefas domésticas. "No momento. Quando a bomba pifa, é meses sem água", contou o segurança Anderson Martins. Moradores do Bairro de Fátima disseram que esperavam pela água neste sábado, mas não veio Reprodução/TV Mirante O modo como as pessoas estão levando água até as casas é interligando mangueiras até chegar no poço da comunidade na Rua Deputado José Rios, uma das mais afetadas pela falta de água na cidade. "O problema aqui é sério. Ainda tem que comprar mangueira. Às vezes, quando dá agua chega de madrugada, às 4h da manhã, mas quando é 5h vai embora e não enche nada", afirmou o aposentado Luís Gomes de Sousa. No Bairro de Fátima, moradores tem que juntar mangueiras para usar água de um poço artesiano Reprodução/TV Mirante A notícia da ligação da nova adutora do sistema Italuís com a promessa de melhoria no abastecimento trouxe ânimo aos moradores, que esperavam água ainda na tarde deste sábado, conforme a própria Caema. "Pelo sistema de rodízio era para hoje ter água e a gente está com esperança que venha, mas até agora nada", reclamou a dona de casa Cris Amorim. Segundo a Caema, por enquanto, por questões operacionais, ainda não pode colocar em funcionamento a nova tubulação e que somente a adutora antiga voltou a operar. Disse ainda que a volta do abastecimento será gradativo e que a nova adutora irá entrar em operação dentro do cronograma estabelecido pela companhia. O planejamento inicial é que seja ligada à medida que o sistema se estabilize e adquira a pressão necessária para operar.


Acidente na rodovia MG-050 deixa feridos em Divinópolis
Sabado, 19 Maio 2018 22:54:14 -0000

Segundo a Polícia Militar Rodoviária, dois carros colidiram próximo ao Bairro Tietê. Acidente deixa feridos na MG-050 na tarde deste sábado (19) Oito pessoas ficaram feridas em um acidente entre dois carros no final da tarde deste sábado (19) na MG-050 em Divinópolis. Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMR), entre as vítimas estavam um bebê de 1 ano e sete meses e duas crianças, de 10 e 12 anos. Com exceção dos motoristas, todos os demais ocupantes dos veículos tiveram ferimentos leves, conforme a polícia. A PMR informou que o acidente foi registrado por volta das 17h30 na altura do km 129, próximo ao Bairro Tietê. Carros bateram de frente neste sábado (19) na MG-050 em Divinópolis Polícia Militar Rodoviária/Divulgação Ultrapassagem O motorista do veículo Palio, de 40 anos, que seguia sentido Cláudio acompanhado do filho de 18 anos, contou aos policiais que achou que a pista era mão única e tentou fazer uma ultrapassagem, quando bateu de frente com o carro Vectra. No Vectra estavam o motorista de 37 anos, a esposa, de 36, e os quatro filhos: um bebê de 1 ano e sete meses, duas meninas, de 10 e 12 anos, e uma jovem de 18. A polícia informou que os dois motoristas foram tirados das ferragens e levados para o hospital com ferimentos graves nas pernas. O motorista do carro Vectra, conforme a PMR, não possui carteira de habilitação. O estado de saúde das vítimas em estado grave não foi confirmado pelo hospital até publicação.


Em cerimônia, início das obras do Hospital Santa Mônica de Nova Serrana é anunciado
Sabado, 19 Maio 2018 22:40:22 -0000

Lançamento da pedra fundamental da obra ocorreu nesta sexta-feira (18). Obras de novo hospital em Nova Serrana Prefeitura Municipal de Nova Serrana/Divulgação Uma cerimônia realizada na sexta-feira (18), em Nova Serrana, marcou o início das obras do Hospital Santa Mônica. No evento, foi lançada a pedra fundamental da obra. A previsão é que ela seja concluída em 36 meses. De acordo com a Prefeitura, o hospital terá 120 leitos e o valor da obra é de mais de R$ 100 milhões. “Estamos escrevendo mais um capítulo positivo da história dessa cidade. No total, serão investidos mais de R$ 100 milhões nessa obra que, além de serviços de ponta e atendimento humanizado e de qualidade, abrirá mais de 600 postos de trabalhos, movimentando a economia local. E o mais importante, trará qualidade de vida e saúde para toda população”, declarou o prefeito Euzebio Lago. A Prefeitura de Nova Serrana cedeu, com encargos, uma área de 11.765,00 m² para a construção do hospital no Bairro Francisco Lucas. O terreno, segundo a assessoria, é avaliado em mais de R$ 4,6 milhões. A área de ocupação do terreno não poderá ser superior a 80%, ficando os demais 20% destinados a estacionamento, área verde e lazer para os funcionários. A empresa vencedora da licitação foi Hospital e Maternidade Santa Mônica S/A, que propôs investimento inicial de R$ 34.948.011,04. Autoridades durante solenidade na sexta-feira (18) Prefeitura Municipal de Nova Serrana/Divulgação De acordo com a assessoria da Prefeitura, o valor do terreno cedido já está sendo revertido em atendimentos de casos de urgência encaminhados pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, após esgotadas todas as tentativas de vagas através do Sistema de Regulação. Mais de 60 pessoas já foram beneficiadas pelo convênio. O vencedor da licitação deverá disponibilizar uma unidade hospitalar já em operação e iniciar o atendimento de demandas da UPA imediatamente após a assinatura do contrato.


Caminhada e programação cultural celebram 73 anos do bairro Laguinho
Sabado, 19 Maio 2018 22:34:36 -0000

'Festa do Tambor' acontece nos dias 26 e 27 de maio. Evento busca a valorização da história e tradição do bairro macapaense. Grupos de batuque vão participar do aniversário de 78 anos do bairro Laguinho Festa do Tambor/Arquivo Berço de grandes personalidades amapaenses, casa de grupos de marabaixo e um dos centros da cultura negra em Macapá, o bairro Laguinho faz 73 anos no dia 20 de maio, e, para celebrar a data, está sendo organizada uma programação cultural com mais de dez horas e uma caminhada escolar pelas vias do bairro. As atividades fazem parte da quinta edição da "Festa do Tambor", que acontece nos dias 26 e 27 de maio, datas alusivas ao aniversário do Laguinho. No primeiro dia, a partir das 16h, acontecerá uma caminhada pelo bairro, envolvendo estudantes das escolas Augusto dos Anjos, Edgar Lino da Silva e Azevedo Costa. Para o coordenador geral da festa, Carlos Piru, a ideia é levar os alunos das escolas do bairro para conhecerem pontos importantes para a cultura e história do Amapá. "Ao todo serão 15 pontos, todos eles muito relevantes sobre nossa história. Muitos estudantes devem por esses locais diariamente e nem saber a importância deles. Queremos divulgar esse conhecimento para as novas gerações", enfatizou Piru. Os estudantes vão passar por locais como as escolas de samba e clubes de futebol do bairro, que deram diversos títulos aos moradores do Laguinho, assim como passar pela casa de grandes personalidades amapaenses como a de Raimundo dos Santos Souza, conhecido como Mestre Sacaca. A concentração acontece na escola Augusto dos Anjos e os alunos serão acompanhados por um trio elétrico e grupos de marabaixo e batuque durante todo o trajeto. A caminhada terminará na praça Chico Noé. Festa vai acontecer no Banco da Amizade, tradicional ponto de encontro de moradores no bairro Fabiana Figueiredo/G1 No dia 27 de maio a festa continua, dessa vez no tradicional Banco da Amizade, ponto de encontro de moradores no bairro. A programação vai iniciar às 9h com diversas apresentações culturais e esportivas. Ao todo, serão mais de dez horas de festa, segundo a organização. Entre as atividades, estão torneio de futsal, feijoada, apresentações de grupos de marabaixo, de pagode, das escolas de samba Boêmios do Laguinho e Piratas Estilizados, e de músicos locais. Entre os nomes confirmados estão Amadeu Cavalcante, Osmar Júnior e Val Milhomem. Serviço 5ª edição da Festa do Tambor Caminhada Nos Campos do Laguinho Data: 26 de maio Concentração: Escola Estadual Augusto dos Anjos Hora: 16h Festa no Banco da Amizade Data: 27 de maio Local: Banco da Amizade (Rua General Rondon) Hora: a partir das 9h Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o Tô Na Rede!


Advogado preso em operação de combate à pornografia infantil em Uberlândia tem prisão convertida em preventiva
Sabado, 19 Maio 2018 22:03:55 -0000

Decisão judicial foi tomada durante audiência de custódia neste sábado (19). Defesa de Múcio Augusto Simamoto Acerbi disse que não vai se pronunciar sobre o caso. Advogado preso em operação de combate à pornografia infantil em Uberlândia Reprodução/TV Integração A Justiça converteu a prisão em flagrante do advogado de Uberlândia, Múcio Augusto Simamoto Acerbi, em preventiva durante audiência de custódia neste sábado (19). O advogado, de 25 anos, foi preso durante a Operação "Luz na Infância 2", na última quinta-feira (17). No dia da operação, o advogado foi preso em flagrante pela Polícia Civil e levado ao Presídio Professor Jacy de Assis. Com definição deste sábado, ele segue preso na área destinada a advogados do presídio. Após a decisão, o G1 entrou em contato com a defesa de Múcio. O advogado Luiz Fernando Gomes Carvalho disse que não vai se pronunciar sobre o caso. Entenda De acordo com a Polícia Civil, Múcio Augusto foi preso em flagrante, sendo um dos principais alvos da operação nacional deflagrada na última quinta-feira. Com ele, os policiais apreenderam mais de 700 mil arquivos em HDs. O material foi recolhido para ser feita perícia. Na oportunidade, em nota, a defesa do jovem esclareceu que durante o mandado de busca e apreensão na residência do cliente foram identificados alguns vídeos de conteúdo pornográfico, mas assegurou que Múcio não fazia o compartilhamento dos arquivos. Sobre o fato de a polícia ter identificado um arquivo de uma menina de quatro anos, que seria do convívio social do suspeito, o advogado explicou que se trata de um vídeo familiar sem qualquer vínculo com pornografia infantil. Produtos apreendidos na casa do suspeito em Uberlândia Polícia Civil/Divulgação Investigação nacional A operação foi deflagrada em 24 estados do território nacional, além do Distrito Federal, com o intuito de combater a pornografia infantil no país. Na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, houve presos também em São Gotardo, Ibiá e Uberaba. Os trabalhos de investigação em Uberlândia foram conduzidos pelo delegado de Polícia Civil Fábio Ruz. Segundo ele, o mandado de busca e apreensão foi cumprido pelos policiais na casa do advogado Múcio Augusto, no Bairro Santa Mônica. “No momento em que ele percebeu a ação policial subiu para o quarto e ali tentou apagar alguns vídeos. Por enquanto nossa linha de investigação trabalha somente com armazenamento. Nós não identificamos nenhum conteúdo de índole comercial”, disse.


Instituto Federal do Amapá oferta 680 vagas para quatorze cursos técnicos
Sabado, 19 Maio 2018 21:49:59 -0000

Inscrições encerram dia 6 de junho, somente pela internet. Processo seletivo será por meio de notas escolas. Turmas são para seis municípios do estado. Candidatos serão selecionados por meio de histórico escolar Reprodução/Rede Amazônica O Instituto Federal do Amapá (Ifap) abriu inscrições para o processo seletivo para o 2º semestre de 2018. Estão sendo ofertadas 680 para quatorze cursos técnicos em seis unidades da instituição sediadas nos municípios de Laranjal do Jari, Macapá, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Santana e Oiapoque. As inscrições ocorrem até 6 de junho, no site da instituição. Confira o edital De acordo com a publicação, o candidato não fará prova, mas será avaliado as notas escolas das disciplinas de português e matemática obtidas no ensino médio. As aulas ocorrem nas modalidades presencial e à distância, nos turnos da manhã, tarde e noite. Seguindo a legislação, 50% das vagas são destinadas ao sistema de cotas sociais, sendo reservadas aos estudantes que tenham cursado integral e exclusivamente o ensino médio em escola pública. Metade dessas vagas é para alunos oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um salário-mínimo e meio e para as cotas de autodeclarados pretos, pardos e indígenas e de pessoas com deficiência. Os candidatos serão selecionados no sistema informatizado do Ifap conforme o número de vagas ofertadas em cada curso. Poderão se matricular quem apresentar no ato da inscrição o histórico escolar do ensino médio, atestado de conclusão ou declaração de conclusão do ensino médio. Confira os cursos e as cidades: Técnico em Administração - Laranjal do Jari, Pedra Branca do Amapari Técnico em Florestas - Laranjal do Jari Técnico em Informática - Laranjal do Jari, Santana Técnico em Meio Ambiente - Laranjal do Jari Técnico em Informática - Laranjal do Jari Técnico em Mineração - Macapá Técnico em Comércio Exterior - Oiapoque Técnico em Logística - Oiapoque Técnico em Recursos Humanos - Oiapoque Técnico em Agropecuária - Porto Grande Técnico em Agronegócio - Porto Grande Técnico em Logística - Santana Técnico em Finanças - Santana Técnico em Serviços Públicos - Santana Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o Tô Na Rede!


Fiscalização apreende 440 caixas de medicamentos em feira no Vicente Pinzon
Sabado, 19 Maio 2018 21:26:48 -0000
Medicamentos estavam sendo comercializados de forma irregular na feira.  Os responsáveis pelos produtos fugiram do local. Quatrocentas e quarenta caixas de medicamentos foram apreendidas em uma feira na Rua Professor Murilo da Silveira, no Bairro Vicente Pinzon, em Fortaleza, na manhã deste sábado (19). A ação foi conduzida por fiscais da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), om o apoio da Polícia Militar e da Inspetoria de Proteção Ambiental da Guarda Municipal. Além das 440 caixas, foram recolhidos 86 frascos e 1.320 cartelas de medicamentos, entre anti-inflamatórios, antieméticos, antifúngicos, anti-hipertensivos e antibióticos. O material recolhido pela Prefeitura será encaminhado para incineração. Os responsáveis pelos produtos fugiram do local.  O comércio irregular de medicamentos em feiras é uma infração à legislação sanitária, uma vez que esse tipo de comércio – de medicamentos e insumos farmacêuticos - é privativo das empresas e dos estabelecimentos definidos por Lei Federal. A multa pela venda irregular pode chegar a R$ 15,5 mil, de acordo com a gravidade da infração e reincidência.  O consumo de medicamentos vendidos irregularmente pode acarretar em graves prejuízos para a saúde, tendo em vista que esses produtos não são armazenados da forma adequada a manter a sua qualidade. Além disso, a venda irregular facilita o consumo indiscriminado de medicamentos, prática que pode gerar graves problemas à saúde pública.  A população pode fazer denúncias sobre a venda irregular de medicamentos pelo telefone 3487.8532.


Condutor de carro é alvo de disparos de arma de fogo e dirige ferido até hospital em Juiz de Fora; veja vídeo
Sabado, 19 Maio 2018 21:19:03 -0000

Segundo a PM, veículo foi atingido por nove disparos de calibres 40 e 9 milímetros. Ninguém foi preso até o momento. Motorista é alvo de disparos e dirige ferido até hospital em Juiz de Fora; veja vídeo O condutor de um carro, que não teve a idade divulgada, foi alvo de disparos de arma de fogo na Rua Dom Viçoso, no Bairro Alto dos Passos, em Juiz de Fora, na tarde deste sábado (19). Uma câmera de segurança registrou a ação. O vídeo foi cedido ao MGTV pela Polícia Civil (Veja na reportagem acima). As imagens mostram um carro preto contornando a rotatória na Rua Dom Viçoso. Em seguida, algumas pessoas se aproximam atirando. O motorista conseguiu fugir e dirigir até o Hospital de Pronto Socorro (HPS). Segundo a Polícia Militar (PM), o carro que o homem conduzia foi atingido por nove disparos de calibres 40 e 9 milímetros. Ainda de acordo com a PM, o Centro de Operações Policiais (Copom) foi acionado por pessoas que ouviram os disparos de arma de fogo. Algum tempo depois, chegou a informação de que um motorista chegou ao Hospital de Pronto Socorro em um carro com marca de tiros. De acordo com a Secretaria de Saúde, o motorista foi medicado e liberado. Equipes da polícia seguem em rastreamento em busca de suspeitos. Até o momento, ninguém foi preso. Os motivos do crime serão apurados pela Polícia Civil. Marcas de tiros no veículo Reprodução/TV Integração


'São Luís, olhe para o Céu!' ocorre neste sábado (19)
Sabado, 19 Maio 2018 20:58:26 -0000
Evento irá disponibilizar três telescópios para observação da Lua, os planetas Vênus, Júpiter e as luas Galileanas, Saturno e seus anéis. O Laboratório de Divulgação Científica Ilha da Ciência da Universidade Federal do Maranhão, realiza neste sábado (19), a partir das 18 horas, a atividade "São Luís, olhe para o Céu!” como parte da programação do Dia do Físico, na Praça em frente ao Espigão Costeiro da Ponta d’Areia. Na oportunidade, a equipe do Ilha da Ciência disponibilizará três telescópios para observação da Lua, os planetas Vênus, Júpiter e as luas Galileanas, Saturno e seus anéis. Dia do Físico A data faz alusão ao ano miraculoso de 1905, quando Albert Einstein publicou seus quatro artigos que mudaram a Física do século XX. No primeiro de seus quatro artigos, Einstein propôs a ideia dos "quanta" de luz, o que explicou corretamente o efeito fotoelétrico. No segundo artigo, ele constituiu uma evidencia experimental da existência dos átomos, graças a estatística relacionada com o movimento browniano. O terceiro artigo introduziu o conceito de relatividade restrita, que estabelece uma relação entre os conceitos de tempo e distância em uma continuidade aos estudos de Lorentz realizados anos antes, ficando mais tarde conhecido como "Teoria da Relatividade Restrita". O último artigo da série introduz o conceito de massa inercial, dando origem a famosa expressão E=mc², sendo conhecido como Teoria da Relatividade Geral.


Em Carmo do Paranaíba, ministro dos Transportes autoriza restauração de trecho da BR-354 
Sabado, 19 Maio 2018 20:29:14 -0000
De acordo com o ministro, a obra está orçada em R$ 85 milhões. Ministro dos Transportes visita Carmo do Paranaíba para anunciar restauração de rodovia O ministro dos Transportes, Valter Casimiro, esteve em Carmo do Paranaíba neste sábado (19) e anunciou a autorização da publicação do edital de licitação destinado à restauração do trecho da rodovia BR-354. A expectativa é de que o edital seja lançado em até 30 dias e as obras possam acontecer ainda no início do segundo semestre. O contrato prevê a restauração e melhoria das condições da rodovia, incluindo a manutenção nos anos seguintes. Para a restauração da BR-354 em Minas Gerais serão investidos R$ 85 milhões ao longo de cinco anos de contrato, e acontecerá entre os entroncamentos da BR-365 e da BR-262, trecho com 140 km. A obra beneficiará diretamente os municípios de Patos de Minas, Lagoa Formosa, Carmo do Paranaíba, Arapuá, Rio Paranaíba, São Gotardo e Santa Rosa da Serra. "Estamos dando nosso aval para que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) possa prosseguir nas ações necessárias ao lançamento do edital e a efetiva contratação“, afirmou o ministro. Obras na BR-352 O MGTV mostrou recentemente reclamações de motoristas sobre as atuais condições de trecho da BR-352, entre Coromandel e Abadia dos Dourados. Nesta manhã, em entrevista à TV Integração, o ministro foi perguntado e disse que terá novidades sobre o assunto nos próximos dias. Valter Casimiro ainda falou sobre a situação de um outro trecho da mesma rodovia, na ligação entre Goiás e Minas Gerais. No local, ainda faltava construir a cabeceira de uma ponte. “A BR-352 nós vamos empenhar na semana que vem já, para poder iniciar a obra. Então, essa está bem adiantada. Sobre a ponte, a empresa já esta lá fazendo o trabalho de encabeçamento. A previsão é de que no final do mês ou inicio do mês que vem eu vá la para poder abrir o trecho” afirmou o ministro.


MP-RO apresenta atividades da instituição à comunidade em 'Carta de Serviços ao Cidadão'
Sabado, 19 Maio 2018 20:16:16 -0000

Carta estará disponível no portal oficial do MP-RO e no aplicativo MPROSociedade. Objetivo é orientar o cidadão sobre o papel do MP. Carta foi lançada nesta terça-feira, 15, pelo Ministério Público de Rondônia Jonatas Boni/G1 O Ministério Público do Estado de Rondônia (MP-RO) lançou nesta semana uma publicação intitulada ‘Carta de Serviços ao Cidadão’. O objetivo, segundo a assessoria, é apresentar as atividades da instituição à comunidade, orientando sobre quando e onde procurar os serviços do MP. A Carta, que foi desenvolvida pela Coordenadoria de Planejamento e Gestão (Coplan), estará disponível no portal oficial do MP-RO e no aplicativo ‘MPROSociedade’. De acordo com a assessoria, nas mais de 40 páginas do documento, os cidadãos podem obter informações acerca da missão, visão, valores, quando procurar o Ministério Público, a composição da Administração Superior, as atribuições das Procuradorias e Promotorias de Justiça, dos Grupos e Centros Especializados. Por meio do documento, as pessoas também podem obter informações sobre os endereços da Promotorias de Justiça das Comarcas do interior, telefones de plantão, como funciona o Serviço de Informação do Cidadão (SIC), entre outras. Vale salientar que o MP-RO defende os interesses da sociedade nos casos que envolvam órgãos, bens, serviços, verbas, áreas ou interesses do Estado de Rondônia. No caso desses interesses envolverem a União, a atribuição recai sobre o Ministério Público Federal.


Homem é preso e menores apreendidos por tráfico na Zona Sul de Porto Velho
Sabado, 19 Maio 2018 19:54:11 -0000

Cães do grupo de operações especiais foram usados para localizar as drogas escondidas no local. Ação ocorreu na noite de sexta-feira (18). Homem foi preso e levado à Central de Flagrantes em Porto Velho Jheniffer Núbia / G1 Um homem foi preso e três menores apreendidos suspeitos de tráfico de entorpecentes, após a Polícia Militar (PM), desarticular uma boca de fumo. O ponto de venda de drogas estava localizado na Rua Raimundo André, no bairro Cidade Nova, Zona Sul de Porto Velho. A ação ocorreu na noite de sexta-feira (18). Segundo o boletim de ocorrência, a guarnição da PM estava em patrulhamento nas proximidades do local, quando foram avisados por populares a respeito do comércio de entorpecentes que acontecia em uma casa, conhecida como “Boca do Piolho”. Ao avistar a viatura, um dos suspeitos tentou fugir para dentro da residência, onde posteriormente foi abordado pelos policiais. No local, foram encontrados outros três suspeitos, sendo que um dos envolvidos estava usando tornozeleira eletrônica. Ainda segundo a PM, nas buscas feitas na residência, foram encontrados substâncias entorpecentes que aparentavam ser maconha e crack, além de material utilizado na preparação dos invólucros de droga. Para verificar se não havia mais drogas escondidas no local, a PM acionou o canil do grupo de Operações Especiais. Os cães localizaram na residência, no quarto de um dos suspeitos, um tablete de maconha além de uma pedra média de crack. A polícia deu voz de prisão ao homem de 28 anos, e conduziu os outros três menores de idade a Central de Flagrantes, onde foi registrado o boletim de ocorrência.


Operação localiza plantação e incinera 3 mil pés de maconha no Maranhão
Sabado, 19 Maio 2018 19:44:59 -0000

Operação conjunta entre as Polícias Civil e Militar destruiu o equivalente a seis toneladas da droga, que já estariam aptas para comercialização na cidade de Santa Luzia, a cerca de 300 km de São Luís. Policiais localizaram cerca de 3 mil pés de maconha no interior do Maranhão Divulgação/Polícia Civil Um operação conjunta entre as Polícias Civil e Militar foi deflagrada nesta sexta-feira (18) para localizar, apreender e incinerar aproximadamente seis toneladas de maconha que já estariam aptas para comercialização na cidade de Santa Luzia, a cerca de 300 Km de São Luís. A operação é denominada ‘Faisa II’ e durou mais de 18h, segundo a Polícia Civil. Plantação de maconha foi localizada na zona rural de Santa Luzia, no Maranhão No local, foram encontrados três mil pés de maconha, que foram cortadas e incinerados. Bases de apoio também foram destruídas. O plantio, tratamento e preparo da droga ocorria na zona rural da cidade, no povoado Faísa e seria comercializado nas cidades circunvizinhas, de acordo com a Polícia. De acordo com a polícia, droga encontrada no povoado Faisa foi incinerado Divulgação/Polícia Civil Ainda segundo a Polícia Civil, na primeira fase da operação, ocorrida no dia 9 de maio, quase duas toneladas de maconha foram apreendidas. Essa é a segunda fase da operação e as investigações ainda estão em andamento. Policiais arrancaram droga plantada na cidade de Santa Luzia Divulgação/Polícia Civil


TRE-RO concede liminar que suspende obrigatoriedade da propaganda eleitoral na eleição suplementar em Vilhena
Sabado, 19 Maio 2018 19:34:51 -0000

Eleição suplementar está marcada para o dia 3 de junho. Com a decisão, propaganda eleitoral só será retransmitida pelas rádios locais. Eleição suplementar será realizada no dia 3 de junho José Cruz/Agência Brasil O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) concedeu nesta semana uma liminar para a não obrigatoriedade da transmissão em meio televisivo das propagandas eleitorais gratuitas da eleição suplementar à prefeitura de Vilhena (RO), Cone Sul. O pedido havia sido feito pelo Sindicato de Empresas de Rádio e Televisão (Sertero), que alegou que as empresas retransmissoras de sinal televisivo não tinham capacidade estrutural para a transmissão e nem permissão do Ministério das Comunicações. O Sertero entrou com mandado de segurança no final da última semana pedindo a suspensão da decisão do Juízo da 4ª Zona Eleitoral de Vilhena, que obrigava as retransmissoras de Vilhena a gerar o sinal da propaganda eleitoral. A decisão em caráter liminar foi do juíz jurista Clênio Amorim Corrêa, que afirmou que não é operacionalmente viável realizar a transmissão, devido ao seu alto custo. Além do lado financeiro, consta na decisão que de acordo com o Decreto nº 5.371 de 17 de fevereiro de 2005, é vedado às entidades autorizadas à executar o serviço de retransmissora, realizarem inserções de qualquer tipo de programação ou publicidade, incluindo as propagandas eleitorais. Com essa decisão, apenas as rádios locais farão a retransmissão da propaganda eleitoral. A eleição suplementar à prefeitura do município está marcada para o dia 3 de junho.


Fim de semana deve ser de céu nublado na Zona da Mata e Vertentes
Sabado, 19 Maio 2018 18:59:33 -0000

Ainda segundo o Inmet, as temperaturas devem ficar com mínima de 14ºC e com máxima de 25ºC. Fim de semana deve ser de céu parcialmente nublado a nublado em Juiz de Fora e região Roberta Oliveira/G1 A previsão para as cidades da Zona da Mata e Vertentes neste fim de semana é de céu parcialmente nublado a nublado, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas, de acordo com o 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ainda segundo o Inmet, as temperaturas devem ficar com mínima de 14ºC e com máxima de 25ºC. Já a umidade relativa do ar fica alta pela manhã, com 90%, e baixa no decorrer da tarde, com 40%. A previsão indica que as temperaturas devem cair na madrugada de segunda-feira (21) na região. Temperaturas previstas em cidades da região: • Juiz de Fora: mínima de 16ºC e máxima de 20ºC • Viçosa: mínima de 17ºC e máxima de 23ºC • Muriaé: mínima de 19ºC e máxima de 25ºC • São João del Rei: mínima de 14ºC e máxima de 20ºC


Temperaturas devem cair nas cidades do Centro-Oeste de MG neste fim de semana
Sabado, 19 Maio 2018 18:37:22 -0000

A umidade relativa do ar varia de 85% pela manhã a 30% no fim do dia. O céu fica claro a parcialmente nublado na região Anna Lúcia Silva/G1 Uma massa de ar frio chegou ao Centro-Oeste de Minas neste fim de semana. As temperaturas vão cair e devem variar de 10ºC e 20ºC, de acordo com o 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O céu fica claro a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas durante o fim de semana. Segundo o Inmet, as temperaturas neste domingo (20) podem ser as menores do ano. A umidade relativa do ar varia de 85% pela manhã a 30% no fim do dia. Confira as temperaturas previstas para cidades da região: Divinópolis: mínima de 11ºC e máxima de 20 C Formiga: mínima de 13ºC e máxima de 18ºC


Fonte:  G1 > Brasil