Meghan Markle homenageia princesa Diana e usa anel antigo da mãe de Harry
20 Maio 2018 12:45:00
Apesar de não ter participado fisicamente do casamento de seu filho Harry, 33, a princesa Diana definitivamente foi lembrada na comemoração. Tanto o príncipe quanto a noiva, a atriz Meghan Markle, 36, fizeram questão de trazer elementos que recordassem à princesa no casamento que aconteceu no último sábado (19). Leia mais (05/20/2018 - 12h45)


Secretário do Tesouro dos EUA diz que guerra tarifária com China está suspensa
20 Maio 2018 12:10:00
A guerra comercial dos Estados Unidos com a China está "em suspenso" após os países terem concordado em abandonar suas ameaças tarifárias enquanto trabalham em um acordo comercial mais abrangente, declarou o secretário do Tesouro americano,  Steven Mnuchi, neste domingo (20). Leia mais (05/20/2018 - 12h10)


Não há nada mais inconveniente do que um filho doente
20 Maio 2018 12:06:00
Fabinho vai chacoalhando no banco de trás do carro, sem cinto de segurança porque o do meio quebrou e ninguém consertou até agora, e, enroladinho na toalha felpuda emprestada, disfarça as extremidades congelando à beira da gangrena. "Puta que pariu", grita a mãe do Fabinho pelo telefone, quando descobre que o moleque escorregou e caiu [...] ... Leia post completo no blog Leia mais (05/20/2018 - 12h06)


Best-seller sugere que dinheiro seja administrado em seis contas
20 Maio 2018 12:01:00
Divulgação
Livro é ideal para aqueles que andam sempre com as finanças em uma corda bamba
Livro é ideal para aqueles que andam sempre com as finanças em uma corda bamba
Leia mais (05/20/2018 - 12h01)


Banalidades do mal
20 Maio 2018 11:52:00
Por razões acadêmicas, passei meus últimos dias viajando pelo Terceiro Reich. Há lugares melhores para visitar, admito, mas é preciso pagar o uísque das crianças.

Sem falar do óbvio: saber como uma sociedade sofisticada, no caso a alemã, desceu à mais abjecta barbárie a partir de 1933, eis uma pergunta que não morre.

Sabemos como vários autores foram respondendo a ela ? e um livro de Leonard Newman e Ralph Erber, ?Understanding Genocide: The Social Psychology of the Holocaust?, é o melhor ponto de partida sobre o estado da arte.

Depois da guerra, Theodor Adorno e seus pares procuraram a explicação para o horror na cabeça dos carrascos. Nos nazistas, haveria uma ?personalidade autoritária? que os tornou vulneráveis aos apelos do crime.

Ao mesmo tempo, essa personalidade foi reforçada por uma certa tradição ? militarista, antissemita ? que aprofundou o defeito de origem.

Na década de 1960, as coisas mudaram ? e mudaram com a obra monumental de Raul Hilberg, ?The Destruction of the European Jews?. Para Hilberg, o nazismo e o Holocausto foram um produto, não da ?personalidade autoritária? ? mas da personalidade burocrática, submissa, mendaz, que transforma o horror em rotina.

Adolf Eichmann, por exemplo, julgado em Jerusalém pelo seu papel central na ?Solução Final? e condenado à morte, é o rosto dessa ?banalidade do mal? que Hannah Arendt relatou nos seus textos.

Hoje, não parece haver uma ?grande narrativa? capaz de explicar, com uma só ?chave?, o comportamento dos nazis e seus cúmplices.

Mas se eu concordo com essa tese ? uma mistura de violência, medo, antissemitismo estrutural, nacionalismo agressivo, burocratização e conformismo, tudo ajudou ? acho estranho que os autores do livro citado tenham esquecido um autor em particular: Jonathan Glover e o seu ?Humanity: A Moral History of the Twentieth-Century?. Reli o tratado por esses dias e aconselho a qualquer interessado no assunto.

O livro de Glover não é, em rigor, uma obra sobre a Alemanha nazista. É uma reflexão moral sobre o século 20, onde a Alemanha nazista tem destaque especial.

E, para Glover, se existem várias explicações para o crime, a verdade é que o crime não teria sido possível sem a destruição prévia de uma ?identidade moral?. Em que consiste essa ?identidade??

Um dos princípios mais importantes da vida ética é a ideia de que não somos espectadores indiferentes perante a provação de terceiros.

Essa, pelo menos, é a ideia apresentada por Adam Smith na sua ?Teoria dos Sentimentos Morais? (1759). Existe uma paixão original na nossa natureza ? que o autor designa por ?simpatia? ? e que consiste em sermos capazes de nos imaginar no lugar do outro ? de imaginarmos as suas dores ou humilhações.

Para Smith, o contrário desse sentimento ? ou seja, a incapacidade do espectador para sentir compaixão pelos outros ? é uma ?desumanidade real e grosseira?. Sem essa ?simpatia?, está aberto o caminho para o desastre.

Analisando o comportamento e o testemunho dos carrascos, é precisamente a ausência dessa ?simpatia? que Jonathan Glover encontra em todos eles.

E esse vazio emotivo só foi possível por uma ?transmutação dos valores? operada pelos nazistas (para usar a célebre categoria nietzschiana) e pela consequente representação das vítimas como indignas de merecer qualquer ?simpatia?.

Nas palavras de Jonathan Glover, o culto da dureza e da desumanidade afigurou-se central na construção de uma nova identidade moral ? de um novo homem, em suma, despojado do sentimentalismo burguês (ou judaico-cristão).

Nesse sentido, não é possível esquecer a admiração de Hitler por Stálin e pela forma como os soviéticos também desprezavam as piedades do humanitarismo. Stálin, para Hitler, era ?metade besta, metade gigante? ? um gêmeo, digamos.

Mas não bastava a criação de uma identidade moral ? ou, melhor dizendo, imoral ? que valoriza a desumanidade acima de qualquer fraqueza sentimental.

Era igualmente necessário apresentar a vítima como um elemento sub-humano ? isso explica a profusão de linguagem zoomórfica com que os judeus eram caracterizados. As vítimas não eram pessoas, seres humanos, gente; eram ratos, baratas, piolhos, parasitas.

Tal como afirmou um dia o escritor Eric Hoffer, ?os movimentos de massas podem surgir e expandir-se sem uma crença em Deus, mas nunca sem uma crença no demônio?.

É um aviso importante. Para explicar o passado ? e o presente.

E se o leitor pensa que os nazistas vieram do planeta Marte, desengane-se: a destruição da decência moral e a transformação dos outros em animais repelentes é a coisa mais banal do mundo.
  Leia mais (05/20/2018 - 11h52)


Príncipe Harry colheu flores para buquê de Meghan Markle
20 Maio 2018 11:51:00
O casamento real entre o príncipe Harry, 33, e a atriz americana Meghan Markle, 36, aconteceu na tarde do último sábado (19), mas detalhes da cerimônia continuam sendo divulgados. A última informação dada pelo Palácio de Kensington é referente ao buquê que a noiva carregou durante a cerimônia em Windsor. Leia mais (05/20/2018 - 11h51)


Clássicos da MPB embalaram noite da Virada Cultural
20 Maio 2018 11:23:00
Começou no sábado (19), às 19h30, no palco Boulevard São João, ?dedicado exclusivamente para artistas da MPB reinterpretarem álbuns completos de suas carreiras? , a 14ª Virada Cultural, com o show de Antonio Carlos e Jocafi toca ?Mudei de Ideia?, da dupla de cantores e compositores baianos. Leia mais (05/20/2018 - 11h23)


Kate Middleton usou vestido repetido em casamento real de Harry e Meghan
20 Maio 2018 10:34:00
A duquesa de Cambridge Kate Middleton, 36, casada com o príncipe William, 35, pode fazer parte da monarquia britânica, mas mostrou que é gente como a gente e que não desperdiça bons looks. Leia mais (05/20/2018 - 10h34)


Moda outono-inverno tem cores fortes com estampas floral, animal e xadrez
20 Maio 2018 10:30:00
O outono chegou e tem proporcionado dias de sol, com temperaturas mais amenas. Em junho começa o inverno, e o mercado da moda já se preparou para a nova estação. Leia mais (05/20/2018 - 10h30)


Líbano vai muito além dos véus islâmicos e correntes de ouro, escreve historiador
20 Maio 2018 10:30:00
País pequeno e distante, o Líbano abriga um povo longe de ser desconhecido pelos brasileiros: os libaneses imigraram em peso para cá e trouxeram seus costumes e sua cultura. Leia mais (05/20/2018 - 10h30)


Papa Francisco pede paz e união para Venezuela em dia de eleição
20 Maio 2018 09:07:00
O papa Francisco pediu que a Venezuela encontre "um caminho para a paz e a união" em prece neste domingo (20), dia de eleições no país. Leia mais (05/20/2018 - 09h07)


Livro apresenta dicas para criar filhos bons de garfo; aprenda truques
20 Maio 2018 09:01:00
Quem tem crianças em casa sabe muito bem: as refeições com os pequenos podem se transformar em um verdadeiro campo de batalha. Enquanto os pais tentam forçar mais uma mordida, os filhos resistem e protestam, muitas vezes fazendo birra. Mas Karen Le Billon tem a solução para mudar esse cenário. Leia mais (05/20/2018 - 09h01)


Record e a Endemol têm dificuldade em achar jurados para programa de Gugu
20 Maio 2018 09:00:00
A Record e a Endemol deram início às buscas pelo time de jurados do Canta Comigo, próximo programa de Gugu Liberato na emissora, que estreia em 18 de julho. Leia mais (05/20/2018 - 09h00)


As Mercenárias ignoram clima de fim de festa e empolgam público da Virada
20 Maio 2018 08:56:00
A banda As Mercenárias tocou para um público pequeno e animado, no início da manhã deste domingo (20), no palco História do Rock, em uma avenida Ipiranga esvaziada. Leia mais (05/20/2018 - 08h56)


Seis maneiras de aumentar suas chances de ter uma boa noite de sono
20 Maio 2018 08:08:00
Poucas coisas são tão capazes de recarregar nossas energias quanto uma boa noite de sono. No entanto, para muitas pessoas, isso é coisa bastante rara na rotina. Leia mais (05/20/2018 - 08h08)


Fonte:  Folha de S.Paulo - Em cima da hora - Principal